Curitiba é considerada por muitos, como uma cidade modelo, principalmente na questão ambiental.
Sim, a maioria das cidades brasileiras não se preocupam com o meio ambiente e o que se vê são lixos e desmazelo por todo canto.
Mas essa preocupação pelo meio ambiente vem desde a criação da cidade em 1721, quando ainda era chamada de Vila. Assim Curitiba possui essa vantagem, é uma cidade limpa, com inúmeros parques, bosques, lugares para se distrair e esquecer um pouco o stress do dia-a-dia. Os moradores dessa linda cidade, tem a oportunidade de vivenciar cada espaço e aproveitar tudo que ela proporciona.
Com tanto turista que passeou por aqui, por causa da copa, inúmeras entrevistas foram feitas, e o que ouvimos da grande maioria foi: "Curitiba não parece fazer parte do Brasil". Será que isso é bom ou ruim? Bom, depende do seu ponto de vista. A estrutura de nossa cidade é diferente das outras, a cultura curitibana é diferente, a forma de pensar do curitibano é diferente, talvez isso aconteça por conta da mistura de culturas de imigrantes poloneses, ucranianos, japoneses, italianos, africanos entre outros, que no passado, viram em Curitiba uma oportunidade de vida. A mistura dessas culturas formou as características que hoje vemos e vivenciamos tão claramente.
Mas o que podemos falar da arquitetura curitibana?!
Aposto que você pensa como eu. Curitiba possui uma arquitetura moderna, porém mantendo traços da história. O moderno se misturando com passado. Desde sua criação, a arquitetura curitibana sofreu influências dos imigrantes (que já citamos acima), os mesmo construíam casas de acordo com lembranças de sua terra natal, e a maioria com traços europeus.
Podemos citar aqui alguns monumentos históricos como o Centro Histórico, com traços no estilo colonial português e o Castelo do Batel seguindo o estilo francês. Mas não podemos nos esquecer da face moderna de Curitiba, e essa encontramos nas estações tubos, nos prédios localizados na parte central da cidade e também, em um de nossos cartões postais, o Museu do Olho.
Porém, não tem como falar de Curitiba sem mencionar o clima, que é o fator principal das características dessa cidade. Considerada por muitos a cidade mais fria do Brasil, Curitiba consegue bater seu recorde de ter em um só dia as quatro estações do ano.
O friozinho, a neblina, e céu nublado, a chuva, o solzinho no final da tarde que transformam as nuvens cinzas em tons de laranja e rosa, fazem com que Curitiba seja única.
Há quem reclame, há quem goste, mas o importante é que Curitiba sempre está de braços abertos para receber qualquer um que queira fazer parte desse universo de diversidades que só ela proporciona.
Ok. Não tem como só falar, então, vamos ver algumas fotos dessa linda cidade chamada Curitiba:
Curitiba
Estações tubo e biarticulado
Centro de Convenções
Portal Santa Felididade
Catedral Praça Tiradentes
Jardim Botânico
Largo da Ordem
Centro Históricos
Rua XV
Shopping Estação
Museu do Olho
Nenhum comentário:
Postar um comentário